Seguidores

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

PANIS ET CIRCENCIS

Com a eleição do palhaço Tiririca, fica a confirmação de que a legislação eleitoral vigente no país é falha.
Junte a isso a eterna discussão da vigência ou não de ficha limpa ou ficha suja, lei retroativa  ou não, e temos uma  legislação  eleitoral de dar dó.
Eu posso  ser radical demais, mas se para cargos como o de coletor  de limpeza urbana, é necessário  o ensino fundamental completo, comprovado, como pode ter como candidatos que só devem comprovar se são capazes de ler e escrever?
Saliento logo, que não considero como ignorante um analfabeto ou alguém que só tem noções de leitura e escrita, muito pelo contrário; por vezes essas pessoas têm mais sabedoria e cultura que um graduado em terceiro grau nunca terá, mas é preciso tomar cuidado quando  o que  esta em jogo é a legislação de uma cidade, estado ou do país.
Não só pela habilidade que esse eleito terá que ter em lidar com pormenores de cunho jurídico, como legal, fora o fato que estarão sujeitos não só ao descaminho ideológico, como o da corrupção, e não por desonestidade, mas por simples ingenuidade e desconhecimento.
O fenômeno Tiririca é só um aviso, as coisas podem piorar muito se outros resolverem seguir seu exemplo e a população desinformada e despolitizada como é, resolver embarcar nessa tendência.
Podemos ter num futuro próximo, plenários dignos do picadeiro do Circo Vostok ou quem sabe pior ainda; o Circus Maximus ou o Coliseun.

Nenhum comentário: